A nova versão do Chrome traz mais velocidade e uma opção que oculta a barra de endereços para ampliar a área de navegação
Foi liberada a 13ª versão do Chrome, o navegador da Google. Ainda em fase Beta, o browser é estável o suficiente para aqueles que gostam de viver sempre atualizados e que querem experimentar as últimas novidades implementadas pelos desenvolvedores.
Esconda a barra de navegação
Uma das principais novidades da versão 13 do Google Chrome é a navegação ainda mais compacta com o recurso que esconde a barra de endereços. No entanto, sua implementação ainda não é nativa, sendo necessário ativá-la dentro do menu about:flags. Para fazê-lo, digite “about:flags” (sem as aspas) na barra de endereços do seu navegador.
Dentro da janela de opções que se abre, procure pela alternativa Compact Navigation (navegação compacta) e ative o recurso.
Após a reinicialização do navegador, clique com o botão direito sobre a barra de navegação e marque a opção “Hide the toolbar” (esconda a barra de ferramentas).
Assim a barra de tarefas do Google Chrome permanece oculta e as ferramentas para avançar e para retornar páginas sobem para ao lado das abas. Uma versão compacta da barra de endereços surge ao abrir novas abas ou ao clicar sobre a aba atual.
Velocidade
Nesta nova versão, o Chrome está mais rápido do que nunca. Esse aumento de performance é percebido principalmente em sites que utilizem AJAX em seu código, por exemplo, já que o responsável pela façanha é o V8 (agora atualizado para a versão 3.2.3.1), o motor JavaScript do Chrome.
Além disso, essa versão também inclui algumas implementações preliminares da função de aceleração por meio da placa de vídeo do computador. Os usuários com placas de vídeo adequadas perceberam uma diferença considerável, com quedas de até 80% do uso do CPU. Sem dúvida, uma boa notícia para quem precisa economizar a bateria do notebook.
A Google também aprimorou o recurso que permite a aceleração gráfica em 3D (OpenGL), incluído na versão anterior do navegador. Os desenvolvedores poderão utilizar recursos visuais em três dimensões em uma página da internet utilizando o CSS.
Aparência e facilidades
Embora não interfira no desempenho ou na navegação propriamente dita, uma das mudanças que mais salta aos olhos é sem dúvidas o novo símbolo. Não as cores, mas o padrão alterado é que chama atenção. Agora, o logo do Chrome é achatado e está em duas dimensões, ao contrário de como foi desde a primeira versão do navegador.
Outra novidade está na antiga janela de configurações do navegador. Ao acessar o item “Options”, no menu “Customize and control Google Chrome”, o usuário percebe que a janela foi transformada em uma página web, com direito a campo de busca e URL e que abre em uma nova aba do navegador.
Isso significa que você pode facilmente encontrar as opções que você deseja, digitando palavras-chave. A captura de tela abaixo mostra o resultado de uma pesquisa para o termo “senha”.
Outro ponto positivo dessa mudança diz respeito ao suporte técnico que os usuários às vezes precisam prestar. Sabe aquele tio que abre uma conversa com você, perguntando como ele faz para alterar as configurações de proxy do navegador? Pois bem, agora você pode simplesmente colar para ele o endereço da página de configurações avançadas, que fica emchrome://settings/advanced.
Fale com o navegador
Agora, o Chrome é capaz de transcrever sua fala em texto apenas com os recursos do HTML 5, devido ao uso da API speech input. Com isso, os desenvolvedores podem criar aplicativos para a web que permitam a transcrição de voz.
Assim, sempre que você acessar uma página que possua suporte para esta funcionalidade, você pode clicar no ícone referente ao recurso e falar algo ao microfone. O áudio é enviado ao servidores para transcrição e o texto aparece digitado em sua tela. Se quiser conferir o funcionamento deste recurso, (já com esta versão do Chrome instalada), basta clicar aqui.
Quem já gostava do recurso de armazenar senhas de serviços online no Chrome, ficará satisfeito com a versão 13. Agora o usuário pode salvar senhas, temas, preferências e extensões online, atrelando essas configurações à conta dele no Google. Com isso, ele poderá sincronizar os mesmos dados de diferentes computadores, sem dificuldade.
Selecionar várias abas
Agora o navegador permite que você selecione mais do que uma aba por vez. Para isso, basta você pressionar a tecla “Ctrl” e clicar em todas as guias que deseja marcar. A grande vantagem é que, ao aplicar uma ação (como "Atualizar", por exemplo), ela afeta a todas as abas e não somente aquela que está ativa.
0 comentários:
Postar um comentário